segunda-feira, 11 de abril de 2016

Correção das atividades

Caros amigos do 9º ano do Colégio Raiz,

Eis a correção da atividade de Retomada nº 7 da página 171. 

domingo, 3 de abril de 2016

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE HISTÓRIA

Para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio - E. E. Dr. Celso Machado
(PÁGINA 51) 

1)      No inicio do sec. XX,a capital da Republica conheceu um processo de reformas e políticas de saúde pública. Nesse contexto,como explicar a Revolta da vacina,que eclodiu na cidade em 1904?
R: A população mais pobre sofria com o "bota abaixo" que destruiu diversos cortiços e desabrigou boa parte da população. A instituição da vacina obrigatória (coordenada pelo sanitarista Oswaldo Cruz)fez com que as pessoas mais desinformadas ficassem com medo e indignadas, assim a revolta eclodiu em 1904, como uma forma de retirar essa medida estatal.

2)      Quais eram os principais movimentos que, na primeira república, procuravam organizar os trabalhadores urbanos e que projetos defendiam para melhorar suas condições de vida?
R: Os principais movimentos eram o anarquismo e o socialismo. Introduzidas no cenário brasileiro pelos imigrantes, (principalmente pelos italianos) como alternativa de contestação ao sistema capitalista e a exploração da classe operária.
Os anarquistas negava qualquer forma de poder e recusava qualquer representação partidária. Além disso defendia o fim do capitalismo e a formação de uma sociedade igualitária por meio de uma revolução social.
Já o Movimento Socialista baseava-se na formação de partidos políticos, e buscava a eleição de representantes dos operários para cargos legislativos, a fim de que fossem aprovadas leis sociais.

3)      Para os artistas brasileiros que se engajaram no movimento modernista nos anos 1920, o que significava ser "moderno"?

Ser moderno era pesquisar as raízes da cultura brasileira, ou seja, a produção artística tinha de se inspirar na cultura popular: lendas, músicas, contos, entre outras manifestações. A proposta dos modernista era criar uma arte nacional: um país que reproduzia os padrões europeus não interessava a eles.