sábado, 7 de julho de 2018

ATIVIDADES EXTRAS 8º ANO

Caros alunos do Colégio Raiz,

Eis algumas atividades complementares com resposta.

Bom estudo!

Qual o significado da abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo?


2)      Quais os benefícios da vinda da família real portuguesa para o Brasil?


3)      Porque a “elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves” despertou insatisfação nos portugueses?


4)      Quais os objetivos da Revolução do Porto?


5)      Explique o que foi o dia do fico.


6)      Através do texto podemos concluir que a independência do Brasil foi um fato alcançado simplesmente pela vontade e força de Dom Pedro I? Justifique sua resposta.

RESPOSTAS

R1: Do ponto de vista econômico, essa medida pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial.

R2: Além da abertura dos portos houve um embelezamento do Rio de Janeiro, a criação do Banco do Brasil, a publicação do primeiro jornal do Brasil: a Gazeta do Rio de Janeiro, a criação da Casa da Moeda, do Horto Real, da Biblioteca Nacional (...). O Brasil deixou de ser uma simples zona de exploração para ser elevada à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves.

R3: Se a medida prestigiou os novos súditos tupiniquins, logo despertou a insatisfação dos portugueses que foram deixados à mercê da administração de Lorde Protetor do exército inglês.

R4: A Revolução Liberal do Porto tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil à condição de colônia.

R5: O Dia do Fico (9 de janeiro de 1822) foi o ato público no qual Dom Pedro I reafirmou sua permanência no Brasil, assinalando um posicionamento político favorável aos brasileiros.

R6: Não, a independência é fruto de um processo que tem início a partir dos movimentos emancipacionistas do século XVIII  e se fortalece com a vinda da família Real para o Brasil em 1808.





Nenhum comentário:

Postar um comentário