quarta-feira, 22 de junho de 2016

As causas para a Guerra do Paraguai

Caros amigos do 9º Ano do Colégio Raiz,
Para refletir sobre as causas da Guerra do Paraguai (ou Guerra da Tríplice Aliança) eu trouxe dois textos disponíveis na internet. O primeiro ,retirado do site Infoescola e o segundo do site Estudo Prático.

Texto 1

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi o mais longo e sangrento conflito ocorrido na América do Sul.
Durante 5 anos, o Brasil, a Argentina e o Uruguai, apoiados financeiramente pela Inglaterra, travaram esta batalha que traria sérias conseqüências.
O Paraguai - juntamente com a Argentina e o Uruguai - estavam sob o domínio espanhol e faziam parte do vice-reino do Prata. Não tinha acesso direto ao mar, o rio da Prata era seu principal meio de contato com o mundo exterior e dependia de Buenos Aires, que controlava o estuário.
Para não ser dependente do exterior, o Paraguai desenvolveu uma política interna iniciada pelo ditador Francia e aprimorada pelos seus sucessores - Carlos Antônio López e seu filho Francisco Solano López.
Francia transformou latifúndios em fazendas do Estado, diversificou a economia, monopolizou o comércio exterior e confiscou as propriedades dos grandes empresários rurais. Seus sucessores mantiveram e ampliaram essa política que trouxe como conseqüência uma economia sólida e uma força militar considerável.
O Paraguai era um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, se equiparava aos Estados Unidos do mundo atual. Todo esse avanço amedrontava os ingleses que estavam à procura de novos mercados consumidores.
Brasil e Argentina estavam integrados à nova ordem mundial dominada pela Inglaterra; mas o Paraguai não estava.
Em 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança apoiados pelos ingleses.

fonte: http://www.infoescola.com/historia/guerra-do-paraguai/


Texto 2

Histórico do conflito

No ano de 1862, Francisco Solano López assumiu o poder do Paraguai, objetivando continuar com as conquistas alcançadas pelos governos anteriores. Nessa época, um dos maiores problemas para a economia do país era a ausência de saídas para o mar, assim, os produtos paraguaios tinham que atravessar a região da Bacia do Prata, que pertencia ao Brasil, Argentina e Uruguai.
Há duas versões para o início da Guerra do Paraguai. Segundo alguns historiadores, a travessia pela Bacia do Prata, de vez em quando, era motivo de inconvenientes diplomáticos entre os países envolvidos. Assim, Solano Lopéz, visando melhorar a economia de seu país, pretendia organizar um projeto expansionista que lhe daria uma saída para o oceano. Assim sendo, o governo do Paraguai iniciou a produção de armamentos e ampliação dos exércitos.
Outros historiadores atribuem o início da guerra aos interesses da Inglaterra. De acordo com essa corrente historiográfica, o governo britânico teria pressionado o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai, oferecendo vantagens econômicas e empréstimos caso impedissem a ascensão econômica do Paraguai, pretendendo impedir o aparecimento de um concorrente comercial autônomo que serviria de exemplo aos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês.
Em 1864, o Partido Blanco, que governava o Uruguai, adotou medidas que prejudicaram os pecuaristas donos de terra naquele país e negou-se a parar pecuaristas uruguaios que tentavam invadir algumas terras do Rio Grande do Sul.
Após a falta de negociações, o Brasil decidiu invadir o Uruguai, depôs o Partido Blanco e, através de grupos aliados locais, assumiu o controle de Montevidéu. Esta intervenção provocou a reação de Solano Lopéz, que considerou a atitude brasileira como parte de um projeto expansionista.
Solano López tentou, sem sucesso, interceder no conflito entre o Brasil e o Uruguai, sem sucesso, e reagiu invadindo o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul. Para chegar ao Rio Grande, cruzou o território da Argentina sem autorização.
A partir disso, em 1º de maio de 1865, o Brasil, a Argentina e o Uruguai uniram as suas forças com a formação da Tríplice Aliança e lutaram juntos contra o Paraguai, que foi vencido na batalha de Riachuelo e na luta de Uruguaiana.
fonte:http://www.estudopratico.com.br/guerra-paraguai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário